, ,

“Atlas do Antigo Egipto”

Claire Somaglino é professora de História, ex-investigadora do Instituto Francês de Arqueologia Oriental do Cairo e, hoje, docente na Université Paris-Sorbonne. É especialista no estudo das fronteiras do Antigo Egipto e da gestão-percepção do espaço, particularmente sob o prisma da toponímia.

min read

Autor: Claire Somaglino

Ano de publicação: 2022

Editora: Guerra & Paz Editores

Sobre o livro: O livro “Altlas do Antigo Egipto” explora o largo desenvolvimento da civilização egípcia, revelando as peripécias das 30 dinastias que, desde 3000 a.C. até à conquista de Alexandre, o Grande, em 332 a.C, foram erguendo e segurando o Império egípcio, mesmo em momentos de descentralização do poder. Conta ainda com mais de 70 mapas, desenhados por Claire Levasseur, e documentos que revelam o percurso do Império egípcio.

O que achei: Claire Somaglino é especialista no estudo das fronteiras do Antigo Egipto e da gestão-perceção do espaço sob o prisma da toponímia. O livro demonstra um pouco da visão dos seus estudos, mas ao mesmo tempo, a autora foca-se de maneira exímia na admnistração, na geografia, no povoamento, na agricultura e no quotidiano egípcios, nas relações internacionais, assim como no desenrolar da história das gentes que habitaram as margens do Nilo.

Disponível em Wook, FNAC, Bertrand, Almedina, Guerra & Paz Editores. 

 

Cláudia Barros é licenciada em Arqueologia pela Universidade do Minho (2018). Em 2022 concluiu o Mestrado, na mesma área e instituição, com a dissertação “O Olhar de Gomes Eanes de Zurara sobre o Norte de Marrocos: estudo da paisagem de Alcácer Ceguer (Ksar Sghir)”.

Atualmente é colaboradora das revistas Egiptología 2.0 (Barcelona) e El Aldabón – Gaceta Interna del Museo Nacional de las Culturas del Mundo (México), e tradutora da Ancient History Encyclopedia, especialmente no âmbito da Assirologia e Egiptologia, a sua área de estudo e eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *