, ,

«Muerte y Enterramiento en el Antiguo Egipto: el camino hacia la Eternidad»

Salima Ikram é profesora de Egiptologia na American University of Cairo. Iniciou os seus estudos no Bryn Mawr College, obtendo o título de especialista em Arqueologia e História Clássica do Oriente Próximo. Prosseguiu com o Mestrado e Doutoramento em Egiptologia e Estudos Museológicos na Universidade de Cambridge.

min read

Autor: Salima Ikram

Ano de publicação: 2021

Editora: Editorial Almuzara, Colección Nun

Sobre o livro: O livro “Muerte y Enterramiento en el Antiguo Egipto: el camino hacia la Eternidad” é um compêndio único que faz o leitor viajar por toda a diacronia da História egípcia, sempre numa vertente funerária.

A morte, o enterramento e o Além eram tão importantes para os antigos egípcios como a forma em que viviam. Uma vida levada com uma conduta correta, assente nos preceitos da ordem cósmica e equilíbrio (Maat), garantiam a vida eterna.

Nesta obra, Salima Ikram explora todos os aspetos da morte no País do Nilo, percorrendo as crenças sobre a vida após a morte, a mumificação, a proteção do corpo, a construção e a decoração dos túmulos, o enxoval funerário, até à estreita relação mágico-religiosa entre os vivos e os mortos. 

O que achei: Se procuras um bom livro sobre as crenças funerárias e os enterramentos no Antigo Egipto, este é o livro ideal!

Demorei quase um mês a lê-lo, uma vez que é bastante minucioso e detalhado no que toca a aspetos como o enxoval funerário, os tipos de túmulos e de sarcófagos, os estilos de enterramento nos variados períodos que compõem a História egípcia, etc.

Disponível em Amazon.es

Cláudia Barros é licenciada em Arqueologia pela Universidade do Minho (2018). Em 2022 concluiu o Mestrado, na mesma área e instituição, com a dissertação “O Olhar de Gomes Eanes de Zurara sobre o Norte de Marrocos: estudo da paisagem de Alcácer Ceguer (Ksar Sghir)”.

Atualmente é colaboradora das revistas Egiptología 2.0 (Barcelona) e El Aldabón – Gaceta Interna del Museo Nacional de las Culturas del Mundo (México), e tradutora da Ancient History Encyclopedia, especialmente no âmbito da Assirologia e Egiptologia, a sua área de estudo e eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *